Estando na Lista Representativa do Patrimônio Imaterial da Humanidade desde 2008, o samba de roda é um típico símbolo brasileiro - onde várias pessoas se reúnem em círculo para tocar, cantar e dançar. Seu primeiro registro com esse nome e muitas características que ainda se apresentam na atualidade, começaram por volta de 1860 na região da Bahia. É uma tradição onde reúne características culturais trazidas pelos africanos escravizados, como o culto aos orixás e caboclos, e a comida de azeite. Mas também há uma mesclagem com os traços culturais dos portugueses, como a própria língua portuguesa, o pandeiro e a viola.
O samba de roda geralmente é realizado em festividades católicas e em terreiros de candomblé, mas também pode surgir em qualquer outro momento, como diversão e celebração coletiva, pelo prazer de cantar e sambar. Assim, todos do círculo são convidados a dançar ao centro. É mais comum que as mulheres ali presentes façam a dança, porém todos podem participar: dançando, batendo palmas, tocando instrumentos e cantando.
No que se refere à música, existem as canções típicas e, diversos músicos brasileiros foram responsáveis por popularizar o estilo.
Os instrumentos mais encontrados nas rodas são:
→a viola
→berimbau
→agogô
→chocalho
→pandeiro
→reco-reco
→atabaque
Coleção:
Comments